O arquétipo do mestre-aprendiz – Considerações sobre a vivência

Autores

  • Laura Villares de Freitas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.70435/junguiana.v41i2.33

Palavras-chave:

Psicologia analítica, Arquétipo do mestre-aprendiz, Grupos vivenciais, Máscaras, Iniciação

Resumo

A partir de sua experiência como professora e como aluna, a autora tece reflexões sobre o campo de interação constelado pelo arquétipo do mestre-aprendiz. O “Teatro Arquetípico”, ou “Mitodrama”, é apresentado tal como é formulado por sua autora, tal como tem sido realizado numa disciplina do curso de graduação em Psicologia, e tal como pode ser enriquecido em alguns aspectos por contribuições de Erich Neumann sobre a fase do self corporal e de Juana Elbein dos Santos sobre o sistema Nagô. O artigo faz ainda algumas considerações sobre as relações e as diferenças entre a psicoterapia e a pedagogia, e termina por ressaltar a importância da palavra que “rasga a fantasia”, permitindo o fluir da elaboração simbólica embasada no vivido.

Biografia do Autor

Laura Villares de Freitas, Universidade de São Paulo

Psicóloga. Membro-analista da SBPA e IAAP. Mestre e Doutora em Psicologia Clínica. Supervisora e Coordenadora de Grupos Vivenciais. Professora Sênior, Livre-docente, no Insti- tuto de Psicologia da Universidade de São Paulo USP.

Referências

BYINGTON, C. Desenvolvimento da personalidade: símbolos e arquétipos. São Paulo: Ática, 1987.

____. Dimensões simbólicas da personalidade. São Paulo: Ática, 1988a.

____. Estrutura da personalidade: persona e sombra. São Paulo: Ática, 1988b.

EDINGER, E. Ego and archetype: individuation and religious function of the psyche. New York: Putnam, 1972.

FREITAS, L. V. A Psicoterapia como um rito de iniciação: estudo sobre o campo simbólico através de sonhos relata- dos no self terapêutico. 1987. Dissertação (Mestrado em Psicologia) — Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 1987.

JUNG, C. G. A Natureza da psique. Petrópolis: Vozes, 1984.

____. Memórias, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1978.

NEUMANN, E. The child. New York: Harper and Row, 1976.

RATIS, P. Jung: a gente se vê em olinda. São Paulo: Brasil- iense, 1986.

SANTOS, J. E. Os nagô e a morte. Petrópolis: Vozes, 1986. SHELEEN, L. Théâtre pour devenir... autre. Paris: EPI, 1983.

SILVA, P. R. Propostas e problemas de uma pedagogia pós-patriarcal (a estrutura simbólica do método Paulo Freire). Revista Junguiana, São Paulo, v. 4, 1986.

SOLIÉ, P. Mitanálise Junguiana. São Paulo: Nobel, 1985.

WILHELM, R. I Ching: o livro das mutações. São Paulo: Pensamento, 1983.

Publicado

26-08-2023

Como Citar

Freitas, L. V. de. (2023). O arquétipo do mestre-aprendiz – Considerações sobre a vivência. JUNGUIANA , 41(2), 11–32. https://doi.org/10.70435/junguiana.v41i2.33

Edição

Seção

Reedições