Diretrizes éticas

Ética, controvérsias e boas práticas editoriais

A revista adota integralmente a “Declaração de Singapura sobre Integridade em Pesquisa”, cujo preâmbulo afirma: “O valor e os benefícios provenientes da pesquisa dependem essencialmente da sua integridade. Embora haja diferenças entre países e entre disciplinas na maneira pela qual a pesquisa é organizada e conduzida, há também princípios e responsabilidades profissionais comuns que são fundamentais para a integridade da mesma, onde quer que seja realizada” (Singapore Statement on Research Integrity - http://www.singaporestatement.org/statement.html.
Repudia toda e qualquer má conduta científica, como falsificação e fabricação de dados, plágio, apropriação indevida de ideias ou dados e manipulação de citações.
Toda e qualquer denúncia de má conduta científica será investigada, de maneira sigilosa, e serão tomadas as devidas providências para a correção de erros confirmados.
Em situações de controvérsia durante o processo de avaliação, a revista segue as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics) para lidar com possíveis conflitos de interesse. A equipe editorial tem a responsabilidade de examinar cada caso de forma individual. Caso o avaliador perceba um possível conflito de interesse, ele deve informar os editores imediatamente, que, por sua vez, encaminharão o artigo a um novo parecerista, assegurando a imparcialidade na avaliação.
A Junguiana adota os princípios de transparência e boas práticas editoriais em publicações acadêmicas do mesmo comitê (Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing, em https://publicationethics.org/)