Sobre a Revista

Apresentação/Missão
A revista Junguiana, periódico oficial da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, tem por missão ser um instrumento de veiculação das ideias e propostas desenvolvidas pela comunidade junguiana, em prol da melhoria contínua na formação de seus analistas e na divulgação da Psicologia Analítica enquanto área.

Impressa pela primeira vez em 1983, transformou-se ao longo dos anos tornando-se online a partir de 2016. Publica textos inéditos, republica artigos das nossas edições impressas, e textos relevantes veiculados em outras publicações do campo da psicologia junguiana. Todo conteúdo está disponível nos idiomas português, inglês e espanhol, estabelecendo-se como um legítimo canal democrático de divulgação do pensamento junguiano.

Dirigida a pesquisadores, estudantes, profissionais da clínica e ao público interessado em temas relacionados a psicologia analítica, a Junguiana tem como objetivos zelar pela qualidade das suas publicações, estando aberta a todas as abordagens do campo da psicologia analítica e ao pensamento multidisciplinar, tornando-se um importante referencial para a formação de analistas junguianos. Adota o sistema de publicação contínua de trabalhos e, em respeito ao princípio da democratização do conhecimento, oferece acesso aberto a todo seu conteúdo. A revista está publicada no site da SBPA https://junguiana.sbpa.org.br/revista/index e no portal PePsic http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-0825&lng=pt&nrm=iso

Política Editorial
Defendemos soluções criativas, em um funcionamento de alteridade, desenvolvendo uma relação dialética com o ecossistema, respeitando as singularidades, a versatilidade e multiplicidade contemporâneas, mantendo o compromisso ético com o indivíduo e suas comunidades. Nosso intuito é constituir uma produção científica representativa do pensamento junguiano, dentro do espírito de pesquisa e aprofundamento teórico, da versatilidade contemporânea e do compromisso ético com os indivíduos e a cultura brasileiros.

Acesso aberto

A Junguiana é uma revista científica de acesso aberto, publicada online desde 2016. Todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente nos idiomas português, inglês e espanhol, consolidando-se como um canal democrático de divulgação do pensamento junguiano. Por ser um periódico de acesso aberto, todo o conteúdo pode ser acessado sem custos, tanto por usuários individuais quanto por instituições. Os leitores têm liberdade para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, bem como utilizá-los para quaisquer fins legais, sem necessidade de solicitação prévia ao editor ou aos autores. Mais informações sobre a licença de uso estão disponíveis em: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/.

Termos da licença
Todos os trabalhos publicados na revista são licenciados sob uma Licença Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que creditem a revista pela criação original.

Revisão por pares
Todo trabalho submetido à publicação na revista Junguiana passará por um processo rigoroso de avaliação conduzido pelo Conselho Editorial e/ou por pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, que atuarão como pareceristas ad hoc, selecionados pela sua competência no tema do artigo avaliado. A revista declara-se aberta à participação de pareceristas externos à sua instituição editora, garantindo maior diversidade e imparcialidade no processo.
O procedimento adotado é o de avaliação duplamente anônima, ou seja, tanto a identidade dos autores quanto a dos pareceristas é mantida em sigilo durante todo o processo. Essa modalidade assegura a imparcialidade e a qualidade da avaliação. O prazo estimado para a publicação dos textos é de até 6 (seis) meses, considerando todas as etapas do processo.

Ética, controvérsias e boas práticas editoriais
A revista adota integralmente a “Declaração de Singapura sobre Integridade em Pesquisa”, cujo preâmbulo afirma: “O valor e os benefícios provenientes da pesquisa dependem essencialmente da sua integridade. Embora haja diferenças entre países e entre disciplinas na maneira pela qual a pesquisa é organizada e conduzida, há também princípios e responsabilidades profissionais comuns que são fundamentais para a integridade da mesma, onde quer que seja realizada” (Singapore Statement on Research Integrity - http://www.singaporestatement.org/statement.html.
Repudia toda e qualquer má conduta científica, como falsificação e fabricação de dados, plágio, apropriação indevida de ideias ou dados e manipulação de citações.
Toda e qualquer denúncia de má conduta científica será investigada, de maneira sigilosa, e serão tomadas as devidas providências para a correção de erros confirmados.
Em situações de controvérsia durante o processo de avaliação, a revista segue as orientações do COPE (Committee on Publication Ethics) para lidar com possíveis conflitos de interesse. A equipe editorial tem a responsabilidade de examinar cada caso de forma individual. Caso o avaliador perceba um possível conflito de interesse, ele deve informar os editores imediatamente, que, por sua vez, encaminharão o artigo a um novo parecerista, assegurando a imparcialidade na avaliação.
A Junguiana adota os princípios de transparência e boas práticas editoriais em publicações acadêmicas do mesmo comitê (Principles of Transparency and Best Practice in Scholarly Publishing, em https://publicationethics.org/)

Direitos Autorais e Responsabilidade dos Autores

Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.

Arquivamento
Estão habilitadas as opções de arquivamento (LOCKSS e CLOCKSS) que permitem armazenar e distribuir o conteúdo da revista em bibliotecas participantes, além de ser preservada digitalmente pela PKP Preservation Network (PKP PN).

Repositório
A Junguiana apoia a ampla disseminação e acessibilidade de pesquisas científicas. Em conformidade com as boas práticas de publicação acadêmica, nossa política de repositório permite e incentiva o depósito de todas as versões dos manuscritos (pre-print, post-print e publicada) em repositórios de acesso aberto, sem embargo.

Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Recursos Financeiros
Integralmente financiada pela Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA) situada na Rua Dr. Fláquer, 63 – Paraíso. São Paulo, SP, Brasil, CEP: 04006-010, e-mail: sbpa@sbpa.org.br; telefone: (11) 94269-5200

Plágio, Similaridade e Inteligência Artificial

A revista segue as diretrizes do Comitê de Ética em Publicação (COPE) sobre autoria e ferramentas de IA. Estas diretrizes definem os autores devem ser pessoas que tenham contribuído significativamente para o trabalho intelectual. Isso inclui a concepção do estudo, a coleta e análise de dados, a interpretação dos resultados e a redação do manuscrito. O uso de ferramentas de IA deve ser divulgado na seção de métodos da submissão. Essa divulgação deve incluir o nome da ferramenta, sua função no estudo e como ela foi utilizada. Autores são responsáveis por garantir a qualidade e a confiabilidade dos resultados gerados por ferramentas de IA.