Prevenção começa em casa: contribuições da neurociência
Palavras-chave:
Dependências, prevenção, desenvolvimento, arquétipo, epigenéticaResumo
O aumento do uso de drogas e de outros comportamentos que também provocam dependência é evidente no mundo contemporâneo, assim como a dificuldade no tratamento das dependências. Os achados da neurociência podem contribuir, dando subsídios para a prevenção dessa patologia. O presente trabalho aborda a importância do processo de tomada de decisão nas dependências, enfocando o cérebro do adolescente, e enfatiza o papel da intersubjetividade no desenvolvimento. Estudos recentes que descrevem alterações epigenéticas relacionadas a adversidades sofridas na vida precoce são apresentados, assim como dados que mostram que algumas alterações podem ser revertidas por meio da qualidade do vínculo com o cuidador. A prevenção é discutida como ação que começa com a humanização dos arquétipos da grande mãe e do pai, e continua vida afora, uma vez que as adversidades podem contribuir para gerar sintomas ou resiliência, dependendo da intensidade do agente estressor, da maturidade do sistema nervoso e da relação entre criança e cuidador, quer sejam eles pais, parentes, professores, amigos, analistas, enfim, pessoas com as quais seja possível estabelecer uma relação significativa.
Referências
BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BOCK, J.; RETHER, K.; GRÖGER, N.; XIE, L.; BRAUN, K. Perinatal programming of emotional brain circuits: an integrative view from systems to molecules. Frontiers in neuroscience, v. 8. p. 1-11, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.3389/fnins.2014.00011. Acesso em: 17 mai. 2015.
CAO-LEI, L.; MASSART, R.; SUDERMAN, M. J. et al. DNA methylation signature triggered by prenatal maternal stress exposure to a natural disaster: Project Ice Storm. Plos One, v. 9, n. 9, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0107653. Acesso em: 17 mai. 2015.
CASEY, B. J.; JONES, R. M.; SOMERVILLE, L. H. Braking and accelerating of the adolescent brain. Journal of Research on Adolescence, v. 1, n. 21, p. 21-33, 2011. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3070306/. Acesso em: 5 mai. 2015.
CASEY, B. J.; CAIDLE, K. The teenage brain: self control. Current directions in psychological science, v. 22, n. 2, p. 82-87, 2013. Disponível em: http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0963721413480170. Acesso em: 5 mai. 2015.
CONTI, G.; HANSMAN, C.; HECKMAN, J. J.; NOVAK, M. F. X.; RUGGIERO, A.; SUOMI, S. J. Primate evidence on the late health effects of early-life adversity. PNAS, v. 109, n. 23, p. 8866-8871, 2012. Disponível em: http://www.pnas.org/content/109/23/8866. Acesso em: 17 mai. 2015.
DAMÁSIO, A. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
DETTMER, A.; SUOMI, S. J. Nonhuman primate models of neuropsychiatric disorders: influences of early rearing, genetics, and epigenetics. ILAR Journal, v. 55, n. 2, p. 361-370, 2014. Disponível em: https://academic.oup.com/ilarjournal/article/55/2/361/645985/Nonhuman-Primate-Models-of-Neuropsychiatric. Acesso em: 10 mai. 2015.
EIGSTI, I.-M.; ZAYAS, V.; MISCHEL, W. et al. Predicting cognitive control from preschool to late adolescence and young adulthood. Psychological Science, Washington DC, v. 17, n. 6, p. 478-484, 2006.
GALIAS, I. Pais e filhos: uma rua de mão dupla. Junguiana, São Paulo, n. 21, p. 69-80, 2003.
JUNG, C. G. Símbolos da transformação. Tradução Eva Stern. Petrópolis, RJ: Vozes, 1989. (Obras completas de C. G. Jung, v.5).
LUPIEN, S. J.; MCEWEN, B. S.; GUNNAR, M. R.; HEIM, C. Effects of stress throughout the lifespan on the brain, behavior and cognition. Nature Reviews Neuroscience, v. 10, n. 6, p. 434-45, 2009. Disponível em: http://www.nature.com/nrn/journal/v10/n6/abs/nrn2639.html. Acesso em: 02 dez. 2015.
MEANEY, M. J.; SZYF, M. Environmental programming of stress response through DNA methylation: life at the interface between a dynamic environment and a fixed genome. Dialogues in Clinical Neuroscience, Paris, n. 7, p.103-123, 2005.
MISCHEL, W., SHODA, Y.; RODRIGUEZ, M. I. Delay of gratification in children. Science, Washington DC, v. 244, n. 4907, p. 933-338, 1989.
MONK, C.; SPICER, J.; CHAMPAGNE, F. A. Linking prenatal maternal adversity to developmental outcomes in infants: the role of epigenetic pathways. Development and Psychopathology, v. 24, n. 4, p. 1361-1371, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3730125/. Acesso em: 15 mai. 2015.
NESTLER, E. J.; MALENKA, R. C. The addicted brain. Scientific American, New York, v. 290, n. 3, p. 78-85, 2004.
OLIVEIRA, M. P. M. T. Dependências: o homem a procura de si mesmo. São Paulo: Ícone, 2005.
OLIVEIRA, M. P. M. T. Internet e o risco da desmedida. Junguiana, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 30-38, 2013.
PALMINI, A. A tomada de decisão e as patologias da vontade: o cérebro em constante conflito. In: GIGLIOTTI, A.; GUIMARÃES, A. Dependência, compulsão e impulsividade. Rio de Janeiro: Rubio, 2007. p. 1-7.
PROVENÇAL, N.; SUDERMAN, M. J.; GUILLEMIN, C. et al. The signature of maternal rearing in the methylome in rhesus macaque prefrontal cortex and T cells. The Journal of Neuroscience, v. 32, n. 44, p. 15626-15642, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23115197. Acesso em: 17 mai. 2015.
RIZZOLATTI, G.; ARBIB, M. A. Language within our grasp. Trends in neurosciences, Cambrige, MA, v. 21, n. 5, p.188-194, 1998.
SAÑUDO, A.; ANDREONI, S.; SANCHEZ, Z. M. Polydrug use among nightclub patrons in a megacity: a latent class analysis. International Journal of Drug Policy, 2015. Disponível em: http://www.baladacomciencia.com.br/images/arquivos/Sanudo%20et%20al%202015%20IJDP.pdf. Acesso em: 2 nov. 2015.
STERN, D. N. The interpersonal world of the infant. Nova York: Basic Books, 2000.
STERN, D. N. O momento presente na psicoterapia e na vida cotidiana. Rio de Janeiro: Record, 2004.
TREMBLAY, R. E. Developmental origins of disruptive behavior problems: the ‘original sin’ hypothesis, epigenetics and their consequences for prevention. Journal of Child Psychology and Psychiatry, London, v. 51, n. 4, p. 341-367, 2010.
VERDEJO-GARCÍA, A.; BECHARA, A. A somatic-marker theory of addiction. Neuropharmacology, v. 56, n. 1, p. 48-62, 2009. Disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/cogvila/criancaadolescente/bechara_2008.pdf. Acesso em: 23 mai. 2015.
YAN, W.-S.; LI, Y.-H.; XIAO, L.; ZHU, N.; BECHARA, A.; SUI, N. Working memory and affective decision-making in addiction: a neurocognitive comparison between heroin addicts, pathological gamblers and healthy controls. Drug and Alcohol Dependence, v. 134, p. 194-200, 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24268669. Acesso em: 23 mai. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Paula Magalhães Tavares de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.