A relação professor-aluno o arquétipo puer-senex

Autores

  • Vivian de Freitas Bandeira
  • Ivelise Fortim Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Relação professor-aluno, Mestre-aprendiz, Puer-senex, Educação

Resumo

Este artigo objetivou realizar uma revisão de literatura junguiana sobre a relação professor-aluno e as suas interfaces com o arquétipo puer-senex. O estudo se faz relevante na medida em que a qualidade da relação professor-aluno interfere no processo de ensino-aprendizagem. Percebe-se uma modificação na figura do professor como central, assim como na do aluno, para a ênfase na relação que ocorre entre ambos no processo educacional. Observou-se que, quando ocorre uma polarização do arquétipo em que o senex está associado ao mestre-instruído e o puer ao aprendiz-ignorante, existe uma cisão do arquétipo implicando em um professor que cessou o aprender e está livre de imperfeições e um aluno que depende totalmente do mestre para obter conhecimento. Por fim, sugere-se um aumento no número de estudos neste campo, tendo em vista que as pesquisas que estabelecem uma interlocução entre a psicologia analítica e a educação são escassas, e quando existentes, são pouco sistematizadas e consistentes.

Biografia do Autor

Vivian de Freitas Bandeira

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Mestranda em Psicologia Clínica: Núcleo de Estudos Junguianos e Capacitanda em Transtornos Alimentares pela Unifesp.

Ivelise Fortim, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP e Doutora em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos Junguianos. É professora nos cursos de graduação em Psicologia e de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-SP. É especialista em abordagem junguiana pela Cogeae da PUC-SP. Coordenadora do Janus (Laboratório de Estudos de Psicologia e Novas Tecnologias).

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Publicado

02-02-2018

Como Citar

Bandeira, V. de F., & Fortim, I. (2018). A relação professor-aluno o arquétipo puer-senex. Junguiana, 36(1), 27–36. Recuperado de https://junguiana.sbpa.org.br/revista/article/view/243

Edição

Seção

Artigos