Amadeus. A Psicologia da Inveja e sua função no processo criativo: um estudo da Psicologia Simbólica

Autores

  • Carlos Amadeu B. Byington Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Associação Internacional de Psicologia Analítica..

Palavras-chave:

inveja construtiva ou normal, inveja destrutiva, patológica ou defensiva, criatividade prostituída, traição da própria anima, ciúme normal ou criativo, ciúme patológico ou defensivo, complexo paterno negativo, complexo de desadaptação social

Resumo

O autor analisa a peça de teatro “Amadeus” e estuda a função da inveja na relação de Mozart e Salieri. Caracteriza a inveja como uma função estruturante normal da maior importância no desenvolvimento da consciência. Chama atenção para a dificuldade de se compreender este fato devido às nossas concepções psicológicas se acharem ainda dominadas pela obra repressora-puritana da Inquisição. Afirma que na apresentação da peça a patologia mental de Mozart é ainda maior que a de Salieri. Relaciona a inveja patológica de Mozart com um complexo paterno negativo e a de Salieri com a prostituição de sua Anima. Explica a deterioração progressiva das personalidades de Mozart e Salieri: ao não assumirem sua inveja normal, esta se tornou cada vez mais sombria e patológica, ultrapassando o dinamismo neurótico e atingindo o psicótico. Descreve a função estruturante normal do ciúme para melhor discriminar a inveja e exemplificar o ciúme patológico com a peça Otelo, de Shakespeare. Finalmente, diferencia a função estruturante normal do ciúme e da inveja nos ciclos arquetípicos matriarcal, patriarcal, de alteridade e cósmico.

Biografia do Autor

Carlos Amadeu B. Byington, Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Associação Internacional de Psicologia Analítica..

Médico Psiquiatra e Analista Junguiano. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Membro da Associação Internacional de Psicologia Analítica. Criador da Psicologia Simbólica Junguiana. Educador e Historiador.

Referências

BLEGER, J. Simbiose e ambigüidade. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves, 1977.

BYINGTON, C. A. B. Symbolic psychotherapy: a post-patriarchal pattern in psychotherapy: an interpretation of the historical development of western psychotherapy through a mythological theory of history. In: INTERNATIONAL CONGRESS FOR ANALYTICAL PSYCHOLOGY, 8, San Francisco, 1980. Proceedings… Fellbach: Bonz, 1983a.

BYINGTON, C. A. B. O desenvolvimento simbólico da personalidade: os quatro ciclos arquetípicos. Junguiana: Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 8-63, 1983b.

BYINGTON, C. A. B. Uma teoria simbólica da história: o mito judaico-cristão como principal símbolo estruturante do padrão de alteridade na cultura ocidental. Junguiana: Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 120-77, 1983c.

FREUD, S. Notas Psicanalíticas sobre um relato autobiográf- ico de um caso de paranóia. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1969. (Edição standard das obras completas, vol. 12).

JUNG, C. G. Os tipos psicológicos: definição do eu. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1960.

KLEIN, M. Inveja e gratidão. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1974.

HUGHES, R. Mozart. In: HUGHES, R. (Comp.). Music lover’s encyclopedia. New York, NY: Garden City, 1950.

Downloads

Publicado

12-02-2025

Como Citar

Byington, C. A. B. (2025). Amadeus. A Psicologia da Inveja e sua função no processo criativo: um estudo da Psicologia Simbólica. Junguiana, 37(1), 73–114. Recuperado de https://junguiana.sbpa.org.br/revista/article/view/192

Edição

Seção

Artigos