As principais diferenças entre a Psicologia Analítica e a Psicologia Simbólica Junguiana

Autores

  • Carlos Amadeu Botelho Byington Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica

Palavras-chave:

psicologia simbólica junguiana, psicologia analítica, arquétipo central, arquétipo matriarcal, arquétipo patriarcal, arquétipo de alteridade, arquétipo de totalidade, sombra, quatérnio arquetípico regente, quatérnio primário, símbolo estruturante, função estruturante, psicopatologia simbólica junguiana

Resumo

Este texto apresenta 27 pontos em que a Psicologia Simbólica Junguiana difere da Psicologia Analítica. Esta descrição tem um caráter didático e objetiva facilitar a compreensão das modificações introduzidas pela Psicologia Simbólica Junguiana na Psicologia Analítica. O autor ressalta que considera suas formulações um desenvolvimento da Psicologia Analítica e que estão em consonância com a criatividade e o espírito científico de Jung.

Biografia do Autor

Carlos Amadeu Botelho Byington, Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica

Médico Psiquiatra e Analista Junguiano. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Membro da Associação Internacional de Psicologia Analítica. Criador da Psicologia Simbólica Junguiana. Educador e Historiador.

Referências

BYINGTON, C. A. B. Psicologia simbólica junguiana: a viagem de humanização do cosmos em busca da iluminação. São Paulo, SP: Linear B, 2008.

____ . A viagem do ser em busca da eternidade e do infinito: as sete etapas arquetípicas da vida pela psicologia simbólica junguiana. São Paulo, SP: Linear B, 2013.

____ . Psicopatologia simbólica junguiana: um estudo do mal e da ameaça de autodestruição da nossa espécie. São Paulo, SP: Linear B, 2017.

JUNG, C. G. Aion: researches into the phenomenology of the self. Princenton, NJ: Princenton University, 1951.

Downloads

Publicado

03-07-2019

Como Citar

Byington, C. A. B. (2019). As principais diferenças entre a Psicologia Analítica e a Psicologia Simbólica Junguiana. Junguiana, 37(2), 67–74. Recuperado de https://junguiana.sbpa.org.br/revista/article/view/186

Edição

Seção

Artigos