A busca do quaternio. A instituição da quarta função

Autores

  • Maria Zelia de Alvarenga Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Regências trinas, Busca da quarta dinâmica de consciência, proposição da quarta instância governamental

Resumo

O texto inventaria a evolução dos pensamentos e das proposições teóricas da autora que a levaram à formulação do presente texto. O quarto padrão de Inteligência, a questão do mito do pecado original e o mito prometeico de criação da criatura humana e as virtudes roubadas e as cedidas por Zeus. Cristo e a proposição da quarta dinâmica de consciência, como possibilidade de salvação da humanidade. O texto constata a condição de mantermos regências trinas em muitas de nossas instâncias governamentais e a necessidade de implantarmos um quarto poder que traduza um verdadeiro regime democrático e concorra para a forja de uma dinâmica de consciência que abarque tanto o relacionamento individual quanto o coletivo, concorrendo para a implantação de um regime de encontro e continência do outro.

Biografia do Autor

Maria Zelia de Alvarenga, Universidade de São Paulo

Médica (FMUSP), psiquiatra (AMB), analista junguiana SBPA (Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica), membro da IAAP. Autora de: “Mitologia Simbólica” (em colaboração); “O Graal. Arthur e seus Cavaleiros” (em português e inglês – Editora Karnac); “Édipo, um Herói sem Proteção Divina”; “Uliss- es: o Herói da Astúcia” (em colaboração com Sylvia Baptista – Editora Casa do Psicólogo); “Por Que os Deuses Castigam? (Editora Casa do Psicólogo); “Os Deuses Castigam?” (pub- licação particular); “Anima/Animus de Todos os Tempos” (Editora Escuta). Fundadora do Centro de Estudos Boitatá.

Referências

ALVARENGA, M. Z. Anima/animus de todos os tempos. São Paulo, SP: Escuta, 2017.

____ . As sete dinâmicas de consciência, a hominização, inteligência espiritual e o processo de individuação. In: CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PSICOLOGIA

ANALÍTICA, 8. 2018, Bogotá. Anais... Montevideo: Comitê Latinoamericano de Psicologia Analítica, 2018.

____ . O encontro de prometeu, Héracles e Quiron: a morte e o morrer, ritos de passagem. Junguiana, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 58-61, jun. 2011.

____ . O Graal, Arthur e seus cavaleiros: leitura simbóli- ca. São Paulo, SP: Pearson, 2008.

BRADEN, G. O efeito Isaias: decodificando a ciência perdida da prece e da profecia. São Paulo, SP: Cultrix, 2017.

D´ÁVILA, T. As moradas do castelo interior. São Paulo, SP: Paulus, 1981.

GOLEMAN, D. Inteligência emocional: a teoria que redefine o que é. São Paulo, SP: Objetiva, 1997.

HILLMAN, J. Anima, anatomia de uma noção personificada. São Paulo, SP: Cultrix, 1995.

NEUMANN, E. A grande mãe. São Paulo, SP: Cultrix, 2012.

PLATÃO. Diálogos: apologia de Sócrates, Critão, Laquete, Cármides, Líside, Eutrífrone, Protágoras, Górgias. São Paulo, SP: Melhoramentos, 1970.

WIGGLESWORTH, C. Las 21 aptitudes de la inteligencia espiritual: un paso más allá de la inteligencia emocional. Ciudad del Mexico: Penguin Random House México, 2012.

ZOHAR, D.; MARSHALL, I. A inteligência espiritual. Rio de Janeiro, RJ: Best Seller, 2016.

Publicado

24-01-2025

Como Citar

Alvarenga, M. Z. de. (2025). A busca do quaternio. A instituição da quarta função. Junguiana, 39(1), 191–198. Recuperado de https://junguiana.sbpa.org.br/revista/article/view/14

Edição

Seção

Artigos