A arte da diferenciação do modo humano. Nise da Silveira: o elo perdido entre duas tradições

Autores

  • Erick Miranda de Sousa Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Jung, Spinoza, individuação, diferenciação, imanência, psicologia analítica, Nise da Silveira

Resumo

Neste artigo, elaboramos um diálogo entre a psicologia analítica de Carl Jung e a filosofia da imanência de Baruch Spinoza a partir das “Cartas a Spinoza” de Nise da Silveira. Principalmente através da análise das três primeiras cartas, propomo-nos uma visada ao pensamento da Dra. Nise focada na epistemologia das ciências da mente humana e na gênese dos conceitos da psicologia analítica, tais como o processo de individuação. Tais cartas constituem um verdadeiro exercício de imaginação ativa.

Biografia do Autor

Erick Miranda de Sousa, Universidade de São Paulo

Professor de filosofia da Rede Emancipa e bacharel em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP).

Referências

CHAUÍ, M. Espinosa, uma filosofia da liberdade. São Paulo, SP: Moderna, 1995.

DELEUZE, G. Espinosa e o problema da expressão. São Paulo, SP: 34, 2019.

ESPINOSA, B. Ética demonstrada à maneira dos geômetras. São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2018.

JUNG, C. G. O eu e o inconsciente. Petrópolis, RJ: Vozes, 1979.

____ . O livro vermelho. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

____ . Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

____ . Psicologia e alquimia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.

____ . Sincronicidade. 13. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

____ . Tipos psicológicos. 3. ed. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 1976.

NADLER, S. Espinosa: vida e obra. São Paulo, SP: Europa-América, 2003

SILVEIRA, N. Cartas a Spinoza. Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves, 1995.

____ . Jung: vida e obra. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1976.

Publicado

12-02-2025

Como Citar

Sousa, E. M. de. (2025). A arte da diferenciação do modo humano. Nise da Silveira: o elo perdido entre duas tradições. Junguiana, 39(1), 31–44. Recuperado de https://junguiana.sbpa.org.br/revista/article/view/161

Edição

Seção

Artigos