Partes do trabalho

Partes do trabalho

  • Carta de Apresentação:

Deve ser um arquivo separado do restante do trabalho (formato “.doc” ou “.docx”). Apresentação do(s) autor(es) declarando o ineditismo do conteúdo, que ele não foi oferecido à outro(s) periódico(s) e autorizando a sua submissão à revista.

  • Folha de identificação

Deve ser um arquivo separado do restante do trabalho (formato “.doc” ou “.docx”). Capa do trabalho, cujo conteúdo é apresentado somente em seu anverso, sem numeração de página, digitada na cor preta (automática), com espaçamento duplo, no tipo de letra Arial, em tamanho 11. Deverá conter as seguintes informações:

  1. Nome e sobrenome do(s) autor(es) sem abreviação, em caixa baixa, sem destaque e centralizado;
  2. Nota complementar contendo a qualificação na área de conhecimento/atuação, afiliação institucional sem abreviações (contendo estado e país), ORCID, e-mail e data de envio do manuscrito, em caixa baixa, sem destaque nem hiperlink e centralizado;
  3. Título em português, inglês e espanhol, contendo no máximo 40 (quarenta) caracteres com espaços, seguido de subtítulo (se houver) contendo no máximo 30 (trinta) caracteres com espaços, em caixa baixa, sem destaque e centralizado. 

Nota: a indicação de autoria deve constar apenas na folha de identificação do manuscrito. O nome do(s) autor(es) não deve aparecer no arquivo que contém o manuscrito do trabalho pois isso pode inviabilizar o processo de avaliação duplamente anônima por pares.

  • Folha de rosto e manuscrito

Deve ser um arquivo separado das duas partes anteriores do trabalho (Carta de Apresentação e Folha de Identificação) em formato “.doc” ou “.docx”.

Folha de rosto: apresentação do trabalho, cujo conteúdo é apresentado em seu anverso e verso (se necessário), com início da numeração de página em algarismos arábicos localizada no canto inferior direito, digitada na cor preta (automática), com espaçamento simples, no tipo de letra Arial e em tamanho 11. Deverá conter as seguintes informações:

  1. Títulos e subtítulos (se houver), em português, inglês e espanhol, separados entre si pelo espaço de um parágrafo, em caixa baixa, com negrito e centralizado, conforme apresentado na folha de identificação;
  2. Resumos em português, em inglês e espanhol, inseridos logo abaixo de seus respectivos títulos, contendo no máximo 1.000 (um mil) caracteres com espaços, iniciados pelas inscrições “Resumo:”, “Abstract:” e “Resumen:”, seguidas de seus textos, em caixa baixa, sem destaque e justificados.

Nota: a função do resumo é abreviar o tempo do leitor e, portanto, deve oferecer informações que influenciem ou não a leitura do artigo completo, contendo uma síntese dos objetivos propostos, da metodologia empregada, das conclusões alcançadas e das implicações relevantes do trabalho. É dispensável para as tipologias de comunicação e resenha.

  1. Palavras-chave em português, inglês e espanhol, inseridas logo abaixo de seus respectivos resumos, contendo no máximo cinco termos cada, iniciadas pelas inscrições “Palavras-chave:”, “Keywords:” e "Palabras-clave:”, seguidas de seus termos, em caixa baixa, sem destaque e justificadas.

Nota: trata-se de termos significativos para a representação do conteúdo do trabalho, geralmente extraídos do resumo ou no próprio texto e que facilite a busca do texto dentro da web.

Manuscrito: desenvolvimento textual do trabalho, cujo conteúdo é apresentado em seu anverso e verso, com continuidade da numeração de página em algarismos arábicos localizada no canto inferior direito iniciada na folha de rosto, digitado na cor preta (automática), com espaçamento 1,5 cm, no tipo de letra Arial e em tamanho 11. Deverá conter as seguintes informações:

  1. Texto bilingue em português e inglês ou espanhol (à escolha da autoria do trabalho), separados entre si por uma quebra de página, em parágrafos iniciados com 1,25 cm de margem, com 1,5 cm entre linhas, sem espaço antes ou após os parágrafos, em caixa baixa e justificados.

Nota: as tipologias de ensaio científico, artigo de revisão e caso clínico, devem conter no máximo 40 (quarenta) mil caracteres com espaços; as tipologias de comunicação, comentário e resenha, devem conter no máximo 15 (quinze) mil caracteres com espaços; e a tipologia de entrevista deve conter no máximo 25 (vinte e cinco) mil caracteres com espaços.

  1. Ênfases no decorrer dos textos, títulos de obras mencionadas (excetuando citações) e termos estrangeiros devem ser apresentados com destaque tipográfico em itálico.
  2. A digitação dos textos deve ocorrer com a utilização de caixa alta e baixa, respeitando a norma culta das línguas utilizadas, incluindo o uso de letras minúsculas para termos frequentemente utilizados como: psicologia, psicologia analítica, sombra, persona, arquétipo, ego, entre outros; com exceção de Self, que deve ser grafado com a primeira letra em maiúscula.
  3. Elementos visuais, como fotografias, gráficos e demais ilustrações, podem ser utilizadas, desde que inseridas em formato Bitmap (.bmp) ou JPEG (.jpg), apresentem boa qualidade de exibição, tenham um máximo de 600×400 pixels e não excedam o tamanho de 512 kb; devem estar acrescidas de seus devidos créditos, incluindo obrigatoriamente a autorização de uso por parte da autoria quando cedidas por terceiros e passarão pela avaliação do Conselho Editorial, quanto à representatividade no uso do trabalho.