Procedimento de avaliação

Procedimento de avaliação

Todo trabalho submetido à publicação na revista Junguiana passará por um processo rigoroso de avaliação conduzido pelo Conselho Editorial e/ou por pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, que atuarão como pareceristas ad hoc, selecionados pela sua competência no tema do artigo avaliado. A revista declara-se aberta à participação de pareceristas externos à sua instituição editora, garantindo maior diversidade e imparcialidade no processo.

O procedimento adotado é o de avaliação duplamente anônima, ou seja, tanto a identidade dos autores quanto a dos pareceristas é mantida em sigilo durante todo o processo. Essa modalidade assegura a imparcialidade e a qualidade da avaliação. O prazo estimado para a publicação dos textos é de até 6 (seis) meses, considerando todas as etapas do processo.

Da data da submissão ao resultado da avaliação, se o trabalho será aceito ou não, o prazo estimado é de 10 a 14 semanas.

Os autores serão notificados sobre o resultado da avaliação que poderá ser: aceitar a submissão, rejeitar a submissão ou solicitar modificações. Nesse último caso, temos duas situações: solicitar modificações ao autor ou solicitar modificações que estarão sujeitas a avaliação futura (nova rodada de avaliação). Os autores dos artigos cuja publicação depende de ajustes receberão as sugestões de alterações e, caso concordem, terão um prazo de 7 (sete) dias úteis para devolução.

Após uma primeira rodada de avaliação, o Conselho Editorial pode solicitar que o autor faça modificações no manuscrito a fim de proporcionar melhor compreensão de determinadas passagens ou ajustar referências. Para isso, o manuscrito será enviado em arquivo Word com comentários feitos pela editoria a partir das observações dos avaliadores. Os comentários deverão ser respondidos e as modificações executadas no manuscrito devem ser assinaladas pelo autor (riscar o que será retirado e acrescentar com cor de destaque o que será incluído). Após a execução das modificações requeridas o manuscrito passará por nova rodada de avaliação e a submissão poderá ou não ser aceita.

O Conselho Editorial reserva-se o direito de revisar ortogramaticalmente os textos que julgar necessário, de modo a conferir-lhes melhor compreensão e linguagem fluente, a fim de aperfeiçoar a comunicação para com o leitor. Tais adequações serão devolvidas para a aprovação final de suas autorias, que terão um prazo máximo de 3 (três) dias úteis para a devolução.

Todos os trabalhos deverão ser bilíngues, escritos obrigatoriamente português como língua vernácula e em inglês ou espanhol como opção de língua estrangeira. Já os resumos, deverão ser trilíngues, escritos obrigatoriamente em português, inglês e espanhol.