Sandplay: conflito e criatividade plasmados na areia

Autores

  • Patrícia Dias Gimenez Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Sandplay, imagem, símbolo, capacidade imaginativa

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre a prática clínica do analista que trabalha com imagens, com foco principalmente no sandplay, o “brincar na areia”, técnica criada por Dora Kalff na Suíça e trazida ao Brasil por Fátima Salomé Gambini. A partir de um trecho de uma crônica do escritor brasileiro Rubem Alves, a autora defende a possibilidade e a necessidade de ampliarmos nosso olhar de analistas. O texto ressalta a importância de o analista junguiano exercitar seus “olhos brincalhões” (termo utilizado por Rubem Alves na crônica), isto é: o analista precisa trabalhar para conquistar um olhar amplo e não limitado à necessidade de interpretação imediata do símbolo. Para isso, o analista precisa investir no desenvolvimento da sua capacidade imaginativa e precisa conquistar uma liberdade imaginativa para possibilitar o contato criativo do paciente com suas imagens inconscientes plasmadas na areia. A autora defende que o analista junguiano que trabalha com imagens, seja com sandplay, barro, pinturas ou no trabalho com sonhos, vive um eterno processo de vir a ser um analista. Ele nunca está pronto, está constantemente em formação, está sempre aprendendo com as imagens.

Biografia do Autor

Patrícia Dias Gimenez, Universidade de São Paulo

Analista junguiana e membro analista da SBPA/IAAP. Mestre em psicologia social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Trabalha com sandplay em clínica particular há 23 anos.

Referências

ALVES, R. A complicada arte de ver. Folha Online. São Paulo, out. 2004. Seção [Sinapse] online. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u947.shtml. Acesso em 06/03/2016.

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Publicado

12-07-2016

Como Citar

Gimenez, P. D. (2016). Sandplay: conflito e criatividade plasmados na areia. JUNGUIANA , 34(2), 27–36. Recuperado de https://junguiana.sbpa.org.br/revista/article/view/274

Edição

Seção

Artigos