O perdão como função estruturante da consciência: um olhar a partir da Psicologia Simbólica Junguiana
Palavras-chave:
perdão, função estruturante, psicologia simbólica junguiana, relação eu-outro, trauma coletivoResumo
Apresenta-se uma reflexão sobre perdão como um conceito psicológico, distinguindo-o do conceito religioso ocidental, para fazer uma elaboração do mesmo, desde a Psicologia Simbólica Junguiana, como uma função estruturante da consciência (Byington, 2002). Considera-se a dimensão arquetípica e, portanto, a bipolaridade da experiência na relação eu-outro. A metodologia utilizada é uma revisão teórica da Psicologia Simbólica Junguiana e o conceito de perdão, aplicando-o à história contemporânea no Chile e à elaboração do trauma cultural pós-ditadura. No que diz respeito ao perdão como dimensão simbólica estruturadora da consciência, é necessário reconhecer que aquela vivência difusa, sensorial e emocional, gerada pela experiência, nem sempre será agradável, pois inclui dor, condenação, raiva, agressão, entre outras. Esse processo tem um tempo subjetivo que permite que a relação eu-outro seja construída na consciência, por isso requer compreensão e compaixão pela a elaboração da experiência e não a partir de uma imposição ética dos cânones estabelecidos pela cultura.
Referências
BRUNORI, P. La iglesia católica: fundamentos, personas, instituciones. Madrid: Rialp, 2000.
BYINGTON, C. Arquétipo e patologia: introdução à psicopatologia simbólica. Junguiana, São Paulo, n. 5, p. 79-126, 1987.
____ . Polaridades, redutivismo e posições arquetípicas. Junguiana, São Paulo, n. 8, p. 7-42, 1990.
____ . Envidia creativa. São Paulo, SP: Linear B, 2005.
____ . Psicología simbólica junguiana: el viaje de humanización del cosmos en busca de la iluminacíon. São Paulo, SP: Linear B, 2008
JUNG, C. G. La función trascendente en la dinámica de lo inconsciente. Madrid: Trotta, 2004.
MIRALLES, A. Los sacramentos cristianos: curso de sacra- mentaria fundamental. Madrid: Palabra, 2000
STEIN, M. (Ed.). Junguian analysis. Chicago, IL: Open Court, 1984. RICCIARDI, R.; HURAULT B. La biblia latinoamericana. Madrid: Paulinas, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.