Tipos de publicações
Tipos de publicações
A Junguiana aceita trabalhos sobre qualquer tema, desde que articulados dentro da área de Psicologia Analítica, ficando a encargo da autoria a indicação da seção da revista à qual se destina a sua publicação, conforme as tipologias a seguir:
Artigo de revisão: pesquisa didática e sistematizada, que reúne, analisa, discute e atualiza o conhecimento em determinado campo, ou seja, uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), a fim de aprofundar a discussão ou ainda revisar o conceito. Os artigos devem ter, no máximo, 40 (quarenta) mil caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e referências.
Caso clínico: pesquisa de ampliação simbólica e discussão reflexiva de um ou mais casos atendidos e documentados pela autoria, com as identidades das pessoas envolvidas devidamente preservadas e suas autorizações por escrito concedidas, além de conter os seguintes tópicos: 1. Introdução; 2. Relato(s) do(s) caso(s) com justificativa para publicação; 3. Discussão; e 4. Considerações finais. Os casos clínicos devem ter, no máximo, 40 (quarenta) mil caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e referências.
Comentário: pesquisa de observações, críticas, ponderações ou explicações a respeito de material já publicado, que poderão ou não ser respondidas pelas suas autorias e/ou editores, cuja aceitação será apenas de até seis meses após a divulgação da publicação original comentada. Os comentários devem ter, no máximo, 15 (quinze) mil caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e referências.
Comunicação: pesquisa de exposição breve, abordando um ou mais campos do conhecimento de interesse da Psicologia Analítica e Ciências afins, aplicado de maneira geral, às apresentações realizadas em congressos, conferências, seminários e eventos acadêmicos similares. As comunicações devem ter, no máximo, 15 (quinze) mil caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e referências.
Ensaio científico: pesquisa resultante de reflexão a partir de dados empíricos (de acordo com o método científico) ou de ampliação simbólica de alguma produção artístico-cultural, ou ainda, sonhos e demais materiais vivenciais, sobressaindo o espírito crítico da autoria e sua originalidade. Os ensaios devem ter, no máximo, 40 (quarenta) mil caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e referências.
Entrevista: pesquisa em formato de conversa entre duas ou mais pessoas, com vistas à obtenção de avaliações, opiniões, esclarecimentos etc. As entrevistas devem ter, no máximo, 25 (vinte e cinco) mil caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e referências.
Resenha: pesquisa que se propõe ao fornecimento de informações sobre elementos complexos, podendo referir-se a livros, filmes, exposições de arte e peças teatrais, com conotação de resumo crítico. As resenhas devem ter, no máximo, 15 (quinze) mil caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e referências.