Envíos
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Directrices para autores/as
Periódico científico oficial da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, a JUNGUIANA destina-se à publicação de trabalhos que contribuam para o conhecimento e o desenvolvimento da psicologia analítica e ciências afins, em um espírito aberto ao debate científico, cultural, social e político contemporâneo. Publicada pela primeira vez em 1983, transforma-se ao longo das décadas, tornando-se online a partir de 2016. Desde então, todo o conteúdo está disponível gratuitamente nos idiomas português, inglês e espanhol, estabelecendo-se como um canal democrático de divulgação do pensamento junguiano. Os textos submetidos à publicação passam por um processo de avaliação por pares, em que autores e avaliadores ficam ocultos, garantindo a qualidade científica dos textos publicados. Dirigida a estudantes, pesquisadores, profissionais da clínica e ao público em geral, a JUNGUIANA tem como objetivos zelar pela qualidade das suas publicações, estando aberta a todas as abordagens do campo da psicologia analítica e ao pensamento multidisciplinar.
A revista está publicada no site da SBPA em https://junguiana.sbpa.org.br/revista/index e no portal PePsic http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-0825&lng=pt&nrm=iso
As submissões deverão ser encaminhadas única e exclusivamente para o endereço eletrônico https://junguiana.sbpa.org.br/revista/about/submissions juntamente com uma Carta de Apresentação do(s) autor(es) declarando o ineditismo do conteúdo e que ele não foi oferecido a outro(s) periódico(s). Os arquivos devem ser formatados em extensão .doc ou .docx .
- Procedimento de avaliação:
Todo trabalho submetido à publicação da JUNGUIANA passará por processo de avaliação de seu Conselho Editorial, que poderá recorrer a parecerista ad hoc, caso necessário. O procedimento de tramitação peer review ocorrerá em sigilo, tanto de autoria quanto de avaliadores, não havendo emissão de justificativa e com publicação de textos prevista em um período de até 12 (doze) meses.O Conselho Editorial reserva-se o direito de revisar ortogramaticalmente os textos que julgar necessários, de modo a conferir-lhes melhor compreensão e linguagem fluente, a fim de aperfeiçoar a comunicação para com o leitor. Tais adequações serão devolvidas para a aprovação final de suas autorias, que terão um prazo máximo de 3 (três) dias úteis para a devolução.
Todos os trabalhos deverão ser bilíngues, escritos obrigatoriamente em português como língua vernácula e em inglês ou espanhol como opção de língua estrangeira. Já os resumos, deverão ser trilíngues, escritos obrigatoriamente em português, inglês e espanhol.
Frisamos que os conceitos e opiniões emitidos são de responsabilidade exclusiva de suas respectivas autorias.
- Tipos de publicações:
A Junguiana aceita trabalhos sobre qualquer tema, desde que articulados dentro da área de Psicologia Analítica, ficando a encargo da autoria a indicação da seção da revista à qual se destina a sua publicação, conforme as tipologias a seguir:
Artigo de revisão: pesquisa didática e sistematizada, que reúne, analisa, discute e atualiza o conhecimento em determinado campo, ou seja, uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), a fim de aprofundar a discussão ou ainda revisar o conceito. Os artigos devem ter, no máximo, 40 (quarenta) mil caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e referências.
Caso clínico: pesquisa de ampliação simbólica e discussão reflexiva de um ou mais casos atendidos e documentados pela autoria, com as identidades das pessoas envolvidas devidamente preservadas e suas autorizações por escrito concedidas, além de conter os seguintes tópicos: 1. Introdução; 2. Relato(s) do(s) caso(s) com justificativa para publicação; 3. Discussão; e 4. Considerações finais. Os casos clínicos devem ter, no máximo, 40 (quarenta) mil caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e referências.
Comentário: pesquisa de observações, críticas, ponderações ou explicações a respeito de material já publicado, que poderão ou não ser respondidas pelas suas autorias e/ou editores, cuja aceitação será apenas de até seis meses após a divulgação da publicação original comentada. Os comentários devem ter, no máximo, 15 (quinze) mil caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e referências.
Comunicação: pesquisa de exposição breve, abordando um ou mais campos do conhecimento de interesse da Psicologia Analítica e Ciências afins, aplicado de maneira geral, às apresentações realizadas em congressos, conferências, seminários e eventos acadêmicos similares. As comunicações devem ter, no máximo, 15 (quinze) mil caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e referências.
Ensaio científico: pesquisa resultante de reflexão a partir de dados empíricos (de acordo com o método científico) ou de ampliação simbólica de alguma produção artístico-cultural, ou ainda, sonhos e demais materiais vivenciais, sobressaindo o espírito crítico da autoria e sua originalidade. Os ensaios devem ter, no máximo, 40 (quarenta) mil caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e referências.
Entrevista: pesquisa em formato de conversa entre duas ou mais pessoas, com vistas à obtenção de avaliações, opiniões, esclarecimentos etc. As entrevistas devem ter, no máximo, 25 (vinte e cinco) mil caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e referências.
Resenha: pesquisa que se propõe ao fornecimento de informações sobre elementos complexos, podendo referir-se a livros, filmes, exposições de arte e peças teatrais, com conotação de resumo crítico. As resenhas devem ter, no máximo, 15 (quinze) mil caracteres com espaços, incluindo título, subtítulo e referências.
Diretrizes para autores
O trabalho, independentemente da tipologia escolhida, será apresentado enquanto manuscrito original e deverá conter as especificações de formatação apresentadas a seguir para ser aceito.
- Partes do trabalho:
Folha de identificação: capa do trabalho, cujo conteúdo é apresentado somente em seu anverso – anterior ao início do manuscrito – sem numeração de página, digitada na cor preta (automática), com espaçamento duplo, no tipo de letra Arial, em tamanho 12. Deverá conter as seguintes informações:
- Nome e sobrenome do(s) autor(es), em caixa baixa, sem destaque e centralizado;
- Nota complementar contendo a qualificação na área de conhecimento/atuação, afiliação institucional principal, e-mail e data de envio do manuscrito, em caixa baixa, sem destaque nem hiperlink e centralizado;
- Título em português, inglês e espanhol, contendo no máximo 40 (quarenta) caracteres com espaços, seguido de subtítulo (se houver) contendo no máximo 30 (trinta) caracteres com espaços, em caixa baixa, sem destaque e centralizado.
Nota: a indicação de autoria deve constar apenas na folha de identificação do manuscrito.
Folha de rosto: apresentação do trabalho, cujo conteúdo é apresentado em seu anverso e verso (se necessário), com início da numeração de página em algarismos arábicos localizada no canto inferior direito, digitada na cor preta (automática), com espaçamento simples, no tipo de letra Arial e em tamanho 12. Deverá conter as seguintes informações:
- Títulos e subtítulos (se houver), em português, inglês e espanhol, separados entre si pelo espaço de um parágrafo, em caixa baixa, com negrito e centralizado, conforme apresentado na folha de identificação;
- Resumos em português, em inglês e espanhol, inseridos logo abaixo de seus respectivos títulos, contendo no máximo 1.000 (um mil) caracteres com espaços, iniciados pelas inscrições “Resumo:”, “Abstract:” e “Resumen:”, seguidas de seus textos, em caixa baixa, sem destaque e justificados.
Nota: a função do resumo é abreviar o tempo do leitor e, portanto, deve oferecer informações que influenciem ou não a leitura do artigo completo, contendo uma síntese dos objetivos propostos, da metodologia empregada, das conclusões alcançadas e das implicações relevantes do trabalho.
- Palavras-chave em português, inglês e espanhol, inseridas logo abaixo de seus respectivos resumos, contendo no máximo cinco termos cada, iniciadas pelas inscrições “Palavras-chave:”, “Keywords:” e "Palabras-clave:”, seguidas de seus termos, em caixa baixa, sem destaque e justificadas.
Nota: trata-se de termos significativos para a representação do conteúdo do trabalho, geralmente extraídos do resumo ou no próprio texto e que facilite a busca do texto dentro da web.
Manuscrito: desenvolvimento textual do trabalho, cujo conteúdo é apresentado em seu anverso e verso, com continuidade da numeração de página em algarismos arábicos localizada no canto inferior direito iniciada na folha de rosto, digitado na cor preta (automática), com espaçamento simples, no tipo de letra Arial e em tamanho 12. Deverá conter as seguintes informações:
- Texto bilingue em português e inglês ou espanhol (à escolha da autoria do trabalho), separados entre si por uma quebra de página, em parágrafos iniciados com 1,25 cm de margem, com espaçamento simples entre linhas, sem espaço antes ou após os parágrafos, em caixa baixa e justificados.
Nota: as tipologias de ensaio científico, artigo de revisão e caso clínico, devem conter no máximo 40 (quarenta) mil caracteres com espaços; as tipologias de comunicação, comentário e resenha, devem conter no máximo 15 (quinze) mil caracteres com espaços; e a tipologia de entrevista deve conter no máximo 25 (vinte e cinco) mil caracteres com espaços.
- Ênfases no decorrer dos textos, títulos de obras mencionadas (excetuando citações) e termos estrangeiros devem ser apresentados com destaque tipográfico em itálico.
- A digitação dos textos deve ocorrer com a utilização de caixa alta e baixa, respeitando a norma culta das línguas utilizadas, incluindo o uso de letras minúsculas para termos frequentemente utilizados como: psicologia, psicologia analítica, sombra, persona, arquétipo, ego, entre outros; com exceção de Self, que deve ser grafado com a primeira letra em maiúscula.
- Elementos visuais, como fotografias, gráficos e demais ilustrações, podem ser utilizadas, desde que inseridas em formato Bitmap (.bmp) ou JPEG (.jpg), apresentem boa qualidade de exibição, tenham um máximo de 600×400 pixels e não excedam o tamanho de 512 kb; devem estar acrescidas de seus devidos créditos, incluindo obrigatoriamente a autorização de uso por parte da autoria quando cedidas por terceiros e passarão pela avaliação do Conselho Editorial, quanto à representatividade no uso do trabalho.
- Modelos de normalização:
Formatação: a digitação dos trabalhos deve ser realizada na cor preta (automática) – exceto para destaques propositais; com a utilização das fontes “Arial” em tamanho 12, ou “Times New Roman” em tamanho 12, com recuo e notas de rodapé; com espaçamento simples entre linhas e 1,25 de margens.
Citações: menções de informações extraídas de fontes pesquisadas pela autoria do trabalho, que devem respeitar o prescrito na sétima (ou mais recente) edição do Manual de Normas da American Psychological Association (APA) e, no geral, podem ser apresentadas de maneira direta ou indireta. Deverá apresentar as seguintes informações:
- Todo e qualquer texto transcrito deve estar contido entre aspas duplas, ficando a utilização de aspas simples para a indicação de uma citação secundária dentro de uma citação primária;
- As transcrições que utilizarem até 39 (trinta e nove) palavras devem ser grafadas no decorrer do texto e indicadas por aspas duplas;
- As transcrições que utilizarem a partir de 40 (quarenta) palavras devem ser grafadas em novo parágrafo, com recuo de 1,27 (um vírgula vinte e sete) cm da margem esquerda, respeitando-se novos parágrafos dentro da citação com recuo de 2,54 (dois vírgula cinquenta e quatro) cm da margem esquerda, em letra menor que a do restante do texto e sem aspas;
- A autoria, seja pessoa ou instituição, deve ser grafada em caixa baixa tanto fora quanto dentro dos parêntesis, excetuando-se as siglas;
- As indicações de autoria devem estar sempre acompanhadas das informações de ano, volume, tomo e páginas (quando houver), separadas entre si por vírgulas e precedidas de suas abreviações;
- Supressões de palavras nas transcrições devem ser sinalizadas com reticências;
- Supressões de frases ou parágrafos nas transcrições devem ser sinalizadas com quatro pontos (....);
- Interpolações ou comentários das transcrições devem ser sinalizados com reticências dentro de colchetes;
- Ênfases, destaques ou traduções próprios que não constam originalmente nas transcrições devem ser indicados dentro dos parêntesis, ao final da informação bibliográfica, com a inscrição “grifo/destaque/tradução nossa”;
- Transcrição de texto secundário, ou seja, citar uma citação da fonte consultada, quando não se tem acesso ao trecho da obra original, deve constar intercalada pela inscrição “citado em”.
- Nas citações das obras de C.G. Jung, além da autoria, ano e páginas, deve ser apontado o parágrafo.
Vide exemplos a seguir:
- Exemplo de citação direta, com transcrição textual de parte da obra consultada, apresentada em até 39 (trinta e nove) palavras, com indicação preliminar de responsabilidade:
Segundo Otto (2007, p. 42) há cinco aspectos da experiência do numinoso que ocorrem em momentos de “forte excitação religiosa” e que são bastante relevantes para serem omitidos.
- Exemplo de citação direta, com transcrição textual de parte da obra consultada, apresentada em até 39 (trinta e nove) palavras, com indicação posterior de responsabilidade:
A misericórdia “é a virtude que triunfa sobre o ressentimento, sobre o ódio justificado, o rancor, o desejo de vingança ou de punição” (Comte-Sponville, 2007, p. 132) nos fazendo parar de ter raiva de quem nos ofendeu ou prejudicou.
- Exemplo de citação direta, com transcrição textual de parte da obra consultada, apresentada em 40 (quarenta) ou mais palavras:
Como instinto, o criativo é uma necessidade da vida, e a satisfação de suas necessidades um requisito para a vida. No ser humano, a criatividade, como os outros instintos, requer consumação. De acordo com a visão que Jung tem do homem, atividade e reflexão não são suficientes, há um quinto componente tão básico para o homem quanto a fome e a sexualidade: a quintessência da criatividade (Hillman, 1984, p. 39).
- Exemplo de citação indireta, com texto baseado na obra consultada:
Nesse sentido, o reconhecimento do diferente se opõe ao narcisismo, e para que o outro seja reconhecido como tal, há de ocorrer necessariamente uma mudança psíquica (Reino & Endo, 2011, p. 15).
- Exemplo de utilização de “citado em” em citação direta:
Segundo Freud (1912 citado em Barcellos, 2009, p. 21), “a transferência não está necessariamente ligada apenas às imagens de pai e mãe, mas ... também pode advir da imago do irmão”.
- Exemplo de utilização de “citado em” na citação indireta:
Nietzsche escreveu que o Estado foi a mudança mais profunda que a humanidade produziu e que a obediência a ele transformou os homens ativos em culpados (Nietzsche, 1998 citado em Kehl, 2015).
Nota: casos não apresentados aqui, devem ser consultados na sétima (ou mais recente) edição da APA.
Referências: listagem padronizada das obras utilizadas para a realização da pesquisa, que devem respeitar o prescrito na APA, incluindo tanto os materiais utilizados nas citações apresentadas no decorrer do trabalho quanto os demais conteúdos consultados para o auxílio de seu desenvolvimento. Deverá apresentar as seguintes informações:
- Livro: autor, ano de publicação, título e subtítulo (se houver), editora, edição (se houver);
- Capítulo de livro: autor do capítulo, ano de publicação, título e subtítulo do capítulo (se houver) seguidos da inscrição “In”, autor/editor do livro, título e subtítulo do livro (se houver), editora, edição (se houver), paginação do capítulo;
- Artigo de periódico: autor, ano de publicação, título e subtítulo do artigo (se houver) seguidos do título e subtítulo do periódico no todo (se houver), numeração de ano e/ou volume, numeração do fascículo (se houver), paginação do artigo e DOI ou URL (se houver);
- Trabalho acadêmico: autor, ano de publicação, título e subtítulo (se houver), instituição;
- Evento acadêmico: autor, ano, dia e mês do evento, título e subtítulo (se houver), nome do evento, local, URL (se houver).
Vide exemplos a seguir:
- Exemplo de referência de livro:
Sobrenome, N. (Ano). Título: Subtítulo. (Edição). Editora.
Chaui, M. (1999). A nervura do real: Imanência e liberdade em Espinosa. (2a ed.) Companhia das Letras.
- Exemplo de referência de capítulo de livro:
Sobrenome, N. Título do capítulo: subtítulo do capítulo. (Ano). In Sobrenome, N. Título do livro: Subtítulo do livro. (Edição, v., pp.). Editora.
Nepomuceno, B. Protagonismo ignorado. (2012). In Pinsky, C., & Pedro, J. (Orgs.). Nova história das mulheres no Brasil. (pp. 382–409) Contexto.
- Exemplo de referência de artigo de periódico:
Sobrenome, N. (Ano). Título do artigo. Título do periódico, v(n), pp.
Perrot, M. (1989). As crianças da Petite-Roquette. Revista Brasileira de História, 9(7), pp. 115–28.
- Exemplo de referência de trabalho acadêmico:
Sobrenome. N. (Ano). Título: Subtítulo. Instituição.
Feitosa, S. F. (2010). Pluralismo moral e direito à vida: Apontamentos bioéticos sobre a política do infanticídio em comunidades indígenas no Brasil. Universidade de Brasília.
- Exemplo de referência de evento acadêmico:
Sobrenome, W. (Ano, dia mês). Título. Nome do evento, Local.
Pasic, J. (2003, 30 4). Anima true and false. Congresso Latino-Americano de Psicologia Junguiana, Salvador.
- Página Web
Sobrenome do autor, primeira inicial. Segunda Inicial. (Última atualização ou data de direitos autorais; se não souber, coloque nd). Título do documento específico. Nome do site (se necessário). URL do documento específico
Johnson, K. A., & Becker, J. A. (n.d.). The whole brain atlas. Harvard Medical School. http://www.med.harvard.edu/AANLIB/
Se referenciar um artigo de uma fonte de notícias (por exemplo, CNN, NBC, UOL, GLOBO) ou de um site que pode sofrer atualizações contínuas, será necessário incluir uma data de recuperação.
Nota: casos não apresentados aqui, devem ser consultados na sétima (ou mais recente) edição da APA.
Indexação científica
Index Psi Periódicos: http://www.bvs-psi.org.br/
Base de dados Lilacs/Bireme - Literatura Latino-Americana e do Caribe da Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). http://www.bireme.br/
PePSIC http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-0825&lng=pt&nrm=iso
ISSN 2595-1297 on line
Caso clínico
Ampliación simbólica y discusión reflexiva de uno o más casos observados y documentados por el autor. Con las identidades de los pacientes adecuadamente ocultadas, ese relato debe contener los siguientes temas: 1. Introducción; 2. Relato del caso o casos con la justificación de la publicación; 3. Discusión; 4. Consideraciones finales. Nota: además de la identidad(es) ocultada(s), el autor deberá obtener el consentimiento por escrito de la(s) persona(s) objeto(s) del relato(s) para que el estudio se publique. Los artículos deben tener una extensión máxima de 40 mil carácteres, con espacio, incluyendo título, subtítulo(s) y referencias bibliográficas.
Aviso de derechos de autor/a
DECLARAÇÃO DE AUTORIA E RESPONSABILIDADE
Ao submeter um artigo à Junguiana - Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, os autores garantem que o referido trabalho é original, inédito e não foi submetido a outro periódico, bem como expressam anuência acerca da Submissão e da Política Editorial, Diretrizes para Publicação e Declaração de Direito Autoral, que se aplicará em caso de publicação do trabalho em questão.
Declara, também, que os autores indicados no manuscrito participaram da construção e formação do estudo, e assumem a responsabilidade pública pelo seu conteúdo.
Declaración de privacidad
Los nombres y las direcciones de correo electrónico introducidos en esta revista se usarán exclusivamente para los fines establecidos en ella y no se proporcionarán a terceros o para su uso con otros fines.