Arte e Psicopatologia: a defesa sadomasoquista e a transcendência do mal. Um enigma que reúne a vida e a obra de Franz Kafka. Um estudo da Psicopatologia Simbólica Junguiana
Palavras-chave:
arte e psicologia, identificações primárias e suas fixações, complexo parental e o vínculo mãe e pai, funções estruturantes do amor e do poder, sadomasoquismo, arquétipo central e sistema defensivo da sombra, ultrapassagem da psicopatologia pela arte no self culturalResumo
O autor, dentro do referencial teórico da Psicologia Simbólica Junguiana, estuda a relação da Arte com a Psicopatologia e situa o sadomasoquismo como a defesa central dos relacionamentos humanos. Postula a sua formação através da fixação das identificações parentais, que inclui o vínculo entre mãe e pai e as reações do Ego a eles. Esta fixação envolve a interação da função estruturante do amor (afeto e agressividade) com a função estruturante do poder (obediência e comando). O autor ilustra estes conceitos na vida e na obra de Franz Kafka, descrevendo a identificação do seu Ego na Consciência dominantemente com o afeto delicado, sensível e introvertido do seu complexo materno positivo, e do seu Ego na Sombra com a passividade covarde e masoquista do seu complexo materno negativo. Descreve também a identificação do Outro na Consciência dominantemente com a exuberância vital, a produtividade e a dedicação ao trabalho e à família do seu complexo paterno positivo e do seu Outro na Sombra com a agressividade egocêntrica, sádica, prepotente e extrovertida do seu complexo paterno negativo. A resultante desta grave fixação foi uma relação sadomasoquista da polaridade Ego-Outro na sua personalidade, claramente expressa na sua famosa Carta ao Pai e na maior parte de sua obra, inclusive na sua ordem para que fosse destruída junto com seus diários. Byington conclui mencionando alguns aspectos da relação entre Arte e Psicopatologia e postula que o Arquétipo Central abrange os complexos fixados do sistema defensivo da Sombra, mas busca ultrapassá-los na autorrealização criativa do Processo de Individuação. No caso de Kafka, isto não aconteceu no Self Individual, mas realizou-se vigorosamente através da imagem arquetípica da ressurreição no Self Cultural.
Referências
BROD, M. Franz Kafka: a biography. New York, NY: Da Capo, 1995.
BYINGTON, C. A. B. Arquétipo e patologia: introdução à psicologia simbólica. Junguiana: Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, São Paulo, v. 5, n. 5, p. 79-126, 1987.
BYINGTON, C. A. B. A missão de seu Gabriel e o arquétipo do chamado: um estudo da psicologia simbólica. Junguiana: Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, São Paulo, n. 12, p. 110-33, 1994.
BYINGTON, C. A. B. Ética e psicologia: uma metodologia para o estudo científico da ética pela psicologia simbólica. Junguiana: Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, São Paulo, n. 15, p. 102-23, 1997.
BYINGTON, C. A. B. A construção amorosa do saber: fundamento e finalidade da pedagogia simbólica junguiana. São Paulo, SP: W11, 2004.
FREUD, S. Três ensaios sobre a sexualidade. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1969. (Obras completas, vol. 7).
FREUD, S. O ego e o Id. Rio de Janeiro, RJ: Imago, 1976. (Obras Completas, vol. 19).
KAFKA, F. Investigações de um cão. Lisboa: Crise Luxuosa, 1999.
KAFKA, F. O veredicto. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2001a.
KAFKA, F. Na colônia penal. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2001b.
KAFKA, F. A metamorfose. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2002a
KAFKA, F. Carta ao pai. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2002b.
KAFKA, F. Josefina, a cantora. In: KAFKA, F. Um artista da fome. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2002c.
KAFKA, F. Um artista da fome. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2002d.
KAFKA, F. A construção. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2002e.
KAFKA, F. Sonhos. São Paulo, SP: Iluminuras, 2003a.
KAFKA, F. O processo. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2003b.
KAFKA, F.; BROD, M. (Ed.). Franz Kafka: diaries 1910-1923. New York, NY: Schocken, 1948.
MONTELLANO, R. M. P. Narcisismo: considerações atuais. Junguiana: Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica, São Paulo, n. 14, p. 86-91, 1996.
SILVEIRA, N.; HIRSZMAN, L. (Dir.). Imagens do inconsciente 1: em busca do espaço cotidiano: Fernando Diniz. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Cultura, 1986a.
SILVEIRA, N.; HIRSZMAN, L. (Dir.). Imagens do inconsciente 2: no reino das mães: Adelina Gomes. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Cultura, 1986b.
SSILVEIRA, N.; HIRSZMAN, L. (Dir.). Imagens do inconsciente 3: a barca do sol: Carlos Pertuis. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Cultura, 1986c.
Pertuis. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Cultura, 1986c.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.