Conto tradicional e psicologia analítica: saúde, acolhimento e reflexão

Autores

  • Paulo Maurício de Oliveira Viera Universidade Federal de São João del-Rei. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia. https://orcid.org/0000-0001-6647-5357
  • Walter Melo Universidade Federal de São João del-Rei. Universidade Federal de Juiz de Fora. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Universidade Católica do Rio de Janeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro. https://orcid.org/0000-0002-5755-0666

DOI:

https://doi.org/10.70435/junguiana.v42.103

Palavras-chave:

saúde, acolhimento, Carl Gustav Jung, contos tradicionais, psicologia analítica

Resumo

A partir das noções de acolhimento, Self grupal e quatro passos de reflexão, apresentamos as etapas de um trabalho com os contos tradicionais desenvolvido com um grupo de usuários de um CAPS II em uma perspectiva desmedicalizante. O grupo é composto por 27 pessoas com diagnóstico de psicose, 5 estudantes de medicina, 3 de psicologia e 1 médico. Dessa maneira, o grupo é considerada como uma totalidade e em seu caráter ritual, apresentando a seguinte sistematização: ritual de acolhida, recitação de um conto tradicional, reflexões sobre o conto tradicional, vivência artística e partilha dos sentimentos e lanche. As etapas da nossa abordagem representam uma sucessão de atividades que ocorrem regularmente e são distribuídas no tempo, criando um ritmo que favorece a autonomia. Dentre as dezenas de contos recitados, dois são apresentados neste artigo: “O velho e a menina” e “A fada da represa do moinho”, que abordam, respectivamente, os temas da criança divina e dos motivos de maldição e de redenção.

Biografia do Autor

Paulo Maurício de Oliveira Viera, Universidade Federal de São João del-Rei. Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia.

Professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Dom Bosco (UFSJ). Graduado em Medicina pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia (EMESCAM). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei. Residência médica em Medicina de Família e Comunidade. Pós-graduação em Geriatria e Medicina Antroposófica.

Walter Melo, Universidade Federal de São João del-Rei. Universidade Federal de Juiz de Fora. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Universidade Católica do Rio de Janeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Docente dos programas de pós-graduação em psicologia da UFSJ e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Coordenador do Caminhos Junguianos — Laboratório de Pesquisa em Psicologia Analítica. Graduado em psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutor em psicologia social pela UERJ. Pós-doutorado pela Sorbonne. Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado

11-10-2024

Como Citar

Viera, P. M. de O., & Melo, W. (2024). Conto tradicional e psicologia analítica: saúde, acolhimento e reflexão. JUNGUIANA , 42, 1–14. https://doi.org/10.70435/junguiana.v42.103

Edição

Seção

Artigos