Escolha profissional na meia-idade: Psicologia e individuação

Autores

  • Marcia Aparecida Lopes Amorim Silva
  • Simone Rodrigues Neves Faculdade Pitágoras de Uberlândia

Palavras-chave:

Universitários, educação, Psicologia, meia-idade, individuação

Resumo

Esta pesquisa propõe-se a investigar o sentido da escolha pelo curso de Psicologia em alunos na segunda metade da vida, tendo como referencial teórico a psicologia analítica, proposta por Carl G. Jung. Observando o número significativo de alunos universitários no curso de Psicologia entre 40 e 55 anos e compreendendo que nesta etapa do desenvolvimento humano ocorrem transformações e questionamentos existenciais profundos, buscamos entender a vivência desses estudantes, os determinantes da escolha, as expectativas e o projeto de vida. Assim, nos apoiamos numa pesquisa qualitativa fenomenológica realizada com seis alunos de Psicologia matriculados em uma instituição particular na cidade de Uberlândia. Optamos pela entrevista aberta e, posteriormente, procuramos identificar as unidades de significado apresentadas. Verificamos que os fatores que influenciaram a escolha pelo curso de Psicologia correlacionam-se com o processo de individuação.

Biografia do Autor

Marcia Aparecida Lopes Amorim Silva

Psicóloga pela Faculdade Pitágoras de Uberlândia. História pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Gestão de Trabalhos Pedagógicos e Psicanálise e Educação. Professora de História na rede Municipal e Estadual de Ensino.

Simone Rodrigues Neves, Faculdade Pitágoras de Uberlândia

Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Medicina Social pela USP/Ribeirão Preto. Especialista em Psicologia Clínica Analítica pela Unicamp/IPAC. Professora do curso de Psicologia e da Pós-graduação da Faculdade Pitágoras de Uberlândia.

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Publicado

11-07-2017

Como Citar

Silva, M. A. L. A., & Neves, S. R. (2017). Escolha profissional na meia-idade: Psicologia e individuação. JUNGUIANA , 35(2), 23–36. Recuperado de https://junguiana.sbpa.org.br/revista/article/view/251

Edição

Seção

Artigos