Estudo sobre sonhos de pacientes da oncologia pediátrica

Autores

  • Gabriela Perna de Mendonça
  • Ivelise Fortim

Palavras-chave:

Câncer infantil, sonhos, psicologia analítica, oncologia pediátrica, símbolo

Resumo

Este artigo pretendeu realizar uma breve revisão de literatura da psico-oncologia sobre os efeitos do diagnóstico e tratamento de câncer na vida do indivíduo para, em seguida, relacionarmos com a teoria analítica sobre sonhos, trauma e a doença como símbolo. O objetivo deste trabalho é estudar os sonhos desses pacientes, entre 10 e 12 anos, estejam eles ainda em tratamento ou não, a fim de relacionar os elementos e/ou temáticas comuns aos sonhos deste grupo, com a experiência com a doença, suas sequelas e a teoria analítica. Foram realizadas entrevistas com o paciente e seu responsável, além da coleta dos relatos de sonhos das crianças. A análise do material nos aproximou da situação psíquica dos sujeitos, na qual, a partir dos elementos e estruturas oníricas, foi possível perceber uma fragilidade emocional intensa e a possibilidade de dissociação psíquica. Os temas oníricos remetem à doença e ao seu tratamento apontando para uma tentativa de elaboração dessas vivências.

Biografia do Autor

Gabriela Perna de Mendonça

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ivelise Fortim

Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP e Doutora em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos Junguianos. Professora nos cursos de graduação em Psicologia e de Tecnologia em Jogos Digitais da PUC-SP. Coordenadora do Janus (Laboratório de Estudos de Psicologia e Novas Tecnologias).

Referências

ALVES, S. W. E.; FIGUEIREDO, L. R. Estratégias de atuação da psicologia diante do câncer infantil: uma revisão integrativa. Revista da SBPH, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, p. 55-74, 2017. Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582017000100005&lng=pt&tlng=pt>. Acesso em 6 fev. 2018.

BIGIO, C. B. A compreensão da criança acerca de seu diagnóstico: um estudo sobre a representação do câncer na infância. Psicologia Revista, v. 1, n. 14, p. 109-35, 2005.

CIRLOT, J. E. Dicionário de símbolos. Tradução Rubens Eduardo Ferreira Frias. São Paulo: Moraes, 1984.

CHEVALIER, J. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Tradução Vera da Costa Silva. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 2003.

DI LIONE, F. R. A criança existindo com câncer. Revista ABD, v. 10, p. 72-85, 2001.

JUNG, C. G. O eu e o inconsciente. Tradução Dora Ferreira da Silva. Petrópolis, RJ: Vozes, 1982. (Obras completas de C. G. Jung, v.7/2).

JUNG, C. G. A natureza da psique. Tradução Mateus Ramalho Rocha. Petrópolis, RJ: Vozes. 1984. (Obras com- pletas de C. G. Jung, v.8/2).

JUNG, C. G. Seminários de sonhos de crianças. Tradução Lorena Kim Richter. Petrópolis, RJ: Vozes. 2001.

KALSCHED, D. O mundo interior do trauma: defesas arquetípicas do espírito pessoal. Tradução Claudia Gerpe Duarte. São Paulo: Paulus, 2013.

LIMA, C. S. S.; BOTELHO, S. R. H.; SILVESTRE, M. M. Câncer infantil: aspectos emocionais e o sistema imunológico como possibilidade de um dos fatores da constituição do câncer infantil. Revista da SBPH, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 142-58, 2011.

MONTEIRO, L. L. Adolescentes com câncer: vivên- cias e reações a doença e hospitalização. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicologia Hos- pitalar)–Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.

OLIVEIRA, C. B.; ROSA, C. R.; BONATTO, T.; OLIVEIRO, N. M. O câncer como manifestação do não simbolizado. Revista da SBPH, Rio de Janeiro, v.1, n.9, p. 15-29, 2006.

PENNA, D. M. E. As mensagens dos sonhos: traduzir e compreender – processamento simbólico-arquetípico. In: FARIA, L. D.; FREITAS, V. L.; GALLBACH, R. M. (Orgs.). Sonhos na psicologia analítica. São Paulo: Paulus, 2014. p. 106-33.

RAMOS, D. G. A psique do corpo: uma compreensão simbólica da doença. 3. ed. São Paulo: Summus. 2006.

SERINO, L. A. S. Diagnóstico Compreensivo Simbólico – uma proposta de ressignificação da doença orgânica para a prática médica.1999. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica)–Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

VON FRANZ, M. L. O caminho dos sonhos. Tradução Roberto Gambini. São Paulo: Cultrix, 1988.

Publicado

15-07-2018

Como Citar

Mendonça, G. P. de, & Fortim, I. (2018). Estudo sobre sonhos de pacientes da oncologia pediátrica. Junguiana, 36(2), 55–66. Recuperado de https://junguiana.sbpa.org.br/revista/article/view/231

Edição

Seção

Artigos