Futebol: a grande paixão do povo brasileiro. Um estudo da Psicologia Simbólica Junguiana

Autores

  • Carlos Amadeu B. Byington Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Associação Internacional de Psicologia Analítica.

Palavras-chave:

futebol, função estruturante da ética, paixão do povo, pedagogia das emoções, arquétipo da alteridade, psicologia simbólica junguiana

Resumo

Baseado na Psicologia Simbólica Junguiana, o autor interpreta o futebol como um poderoso sistema simbólico de alto valor pedagógico para estruturar a consciência individual e coletiva com o Arquétipo da Alteridade, que é o arquétipo da democracia. Esta capacidade estruturante do futebol constituiu-se num ritual coletivo de custo irrisório, capaz de elaborar coletivamente a agressividade, a competição, a ambição da vitória e, ao mesmo tempo, coordenar a função ética para absorver a frustração da derrota dentro da união amorosa de cada time. Segundo o autor, é a interação destas emoções, expressando exuberantemente o Arquétipo Matriarcal, que, subordinada às regras do Arquétipo Patriarcal, permite a vivência apaixonante dos arquétipos da Alteridade e da Totalidade. Para concluir, o autor afirma que diante do desequilíbrio cultural que afeta nossa sobrevivência planetária, o crescimento do futebol em todos os continentes, afirma sua raiz arquetípica num mito messiânico e se revela um exemplo de alteridade e de esperança.

Biografia do Autor

Carlos Amadeu B. Byington, Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Associação Internacional de Psicologia Analítica.

Médico Psiquiatra e Analista Junguiano. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Membro da Associação Internacional de Psicologia Analítica. Criador da Psicologia Simbólica Junguiana. Educador e Historiador.

Referências

BYINGTON, C. A. B. Psicologia simbólica junguiana: a viagem de humanização do cosmos em busca da ilumi- nação. São Paulo, SP: Linear, 2008.

HEGEL, G. W. F. The philosophy of history. New York, NY: Dover, 1956.

JUNG, C. G. Memórias, sonhos, reflexões. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1975.

OTTO, R. O sagrado: os aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. São Paulo, SP: Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

12-02-2025

Como Citar

Byington, C. A. B. (2025). Futebol: a grande paixão do povo brasileiro. Um estudo da Psicologia Simbólica Junguiana. Junguiana, 37(1), 231–240. Recuperado de https://junguiana.sbpa.org.br/revista/article/view/206

Edição

Seção

Artigos