R. L. Stevenson – o contador de histórias e a colheita dos sonhos

Autores

  • Marcia Moura Coelho Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica

DOI:

https://doi.org/10.70435/junguiana.v41i1.17

Palavras-chave:

Sonho, complexo, processo criativo, literatura, Robert Louis Stevenson

Resumo

A partir do ensaio “Um Capítulo sobre o Sonho” do escritor escocês Robert Louis Stevenson, o artigo analisa as reflexões do autor sobre o mundo onírico e o processo criativo literário contidas no ensaio e tece correlações entre as ideias de Stevenson e as ideias de Jung sobre trabalho com sonhos, psique e criatividade. A relação da consciência com a vida onírica, as reflexões sobre a dualidade da consciência e a identidade e criação literária são temas abor- dados por Stevenson no referido ensaio. São ideias precursoras de uma compreensão sobre a influência onírica na criatividade análogas a concepções posteriormente desenvolvidas por Jung, sobre complexos autônomos criativos da psique, imaginação e trabalho com sonhos. Nesse entrelace de perspectiva literária e perspectiva psicológica, tendo a teoria junguiana como referência, pretendo evidenciar aproximações que o método junguiano de compreensão e trabalho com a psique têm com a imaginação literária como descrita por Stevenson.

Biografia do Autor

Marcia Moura Coelho, Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica

Psiquiatra, membro analista da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica - SBPA, filiada à International Association of Analytical Psychology - IAAP. É analista de treinamento e supervisão do Instituto de Formação de Analistas da SBPA. Coordenadora do Núcleo: Sonhos, Literatura e Psicologia – SBPA.

Referências

ALVAREZ, A. Noite: a vida noturna, a linguagem da noite, o sono e os sonhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BROWNIE. In: WIKIMEDIA FOUNDATION. Wikipédia: a enciclopédia livre. San Francisco, 2023. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Brownie_(folklore)>. Acesso em: 11 jul. 2022.

COELHO, M. M. Identidade, duplo e imaginação ativa: leitura do conto Distante de Cortázar. Junguiana, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 153-66, jun. 2020.

JUNG, C. G. A dinâmica do inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1984. (Obras Completas vol. 8).

_______. O espírito na arte e na ciência de C. G. Jung. Petrópolis: Vozes, 1991. (Obras Completas vol. 15).

MYERS, F. A personalidade multiplex. In: STEVENSON, R. L. (Org.). O estranho caso do Dr. Jekyll e Mr. Hyde. São Paulo: Hedra, 2011. p. 146-60.

NABOKOV, V. O estranho caso do Dr Jekyll e Mr. Hyde por Vladimir Nabokov. In: STEVENSON, R. L. O clube do suicídio e outras histórias. São Paulo: Cosac Naify, 2011. p 395-435.

PREGO, O. O fascínio das palavras: entrevistas com Julio Cortázar. Rio de Janeiro: José Olympo, 1991.

ROSCHER, W. H. Efialtes: um tratado mítico-patológico sobre o pesadelo na antiguidade clássica In: HILMAN, J. Pã e o pesadelo. São Paulo: Paulus, 2015. p.124-234

SANFORD, J. A. Dr. Jekyll e Mr. Hyde. In: ZWEIG, C.; ABRAMS, J. (Orgs.). Ao encontro da sombra: o potencial oculto do lado escuro da natureza humana. São Paulo: Cultrix, 2005. p. 52-7.

SHANDASANI, S. Jung e a construção da psicologia moderna: o sonho de uma ciência. São Paulo: Ideias & Letras, 2005.

STEVENSON, R. L. Um capítulo sobre o sonho In: STEVENSON, R. L. O estranho caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde. São Paulo: Editora Hedra, 2011. p.109 – 115.

Publicado

30-07-2023

Como Citar

Coelho, M. M. (2023). R. L. Stevenson – o contador de histórias e a colheita dos sonhos. JUNGUIANA , 41(1), 47–60. https://doi.org/10.70435/junguiana.v41i1.17

Edição

Seção

Artigos