A concessão da outorga: O arquétipo do pai e os fundamentos simbólicos da depressão

Autores

  • Maria Zelia de Alvarenga Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica

Palavras-chave:

Tântalo, Outorga, Arquétipo do Pai, Pai Narciso, Vergonha, Culpa, Depressão, Cura

Resumo

O mito de Tântalo como referencial primordial da conferência da outorga. Concessão de Outorga como atributo do Arquétipo do Pai. Os sofrimentos do tutelado e comprometimentos severos da psique decorrentes da negação ou da perda da outorga. Reações psíquicas, em função da perda da outorga como: vergonha, sentimento de culpa. A vergonha de se saber incompetente. E a humilhação por ser ridículo. Os fundamentos simbólicos da emergência da depressão. Pai-Narciso, aquele que não outorga. Pais com estruturas patriarcais rigidamente defensivas. Os conflitos de filhos de casais cindidos, em que um confere a outorga e o outro a nega. A possibilidade de saída resiliente com a automobilização da outorga. Correlações simbólicas entre os castigos de Tântalo e a grandiosidade da outorga.

Biografia do Autor

Maria Zelia de Alvarenga, Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica

Médica (FMUSP-1966), psiquiatra (AMB), analista junguiana - SBPA (Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica) e afiliada à IAAP (International Association for Analytical Psychology). Livros publicados: Mitologia Simbólica (em colaboração); O Graal: Arthur e seus Cavaleiros (em português e inglês – editora Karnac); Édipo, um herói sem proteção divina; Ulisses o herói da astucia (em colaboração com Sylvia Baptista); Por que os deuses castigam? (todos pela Casa do Psicólogo); Os deuses castigam? Anima/Animus de todos os tempos (em colaboração).

Referências

BRANDÃO, J. S. Mitologia grega volume I. Petrópolis, RJ: Vozes, 1986

CRETELLA JR. J.; CINTRA, G. U. Dicionário latino-português. São Paulo, SP: Companhia Nacional, 1953.

DELGADO, P. S. Entre a estrutura e a performance: ritual de iniciação e faccionalismo entre os Xavante da terra indígena de São Marcos. 2008. 245 fl. Tese (Doutorado em Antropologia) — Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2008. Disponível em: <http://sga.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/16/2016/07/PAULO-SERGIO-DELGADO.pdf In: http://sga.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/16/2016/07/PAULO-SERGIO-DELGADO.pdf>. Acesso em: 4 jan. 2022.

Publicado

24-01-2022

Como Citar

Alvarenga, M. Z. de. (2022). A concessão da outorga: O arquétipo do pai e os fundamentos simbólicos da depressão. Junguiana, 40(1), 197–206. Recuperado de https://junguiana.sbpa.org.br/revista/article/view/147

Edição

Seção

Artigos