A psicologia do outro: o truque da diversidade e a dificuldade em falar de si mesmo

Autores

  • Gustavo Pessoa Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Associação Internacional de Psicologia Analítica.

Palavras-chave:

diversidade, normatividade, colonialidade, heteropatriarcado, psicologia analítica

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar as ideias de outro e de diferença. Por meio da exploração do uso do termo diversidade, inicia-se um questionamento sobre qual funcionamento psíquico subjaz à exaltação das pessoas, assim chamadas, diversas. Tomando conceitos das ciências sociais, especialmente as ideias de colonialidade e de heteropatriarcado, articula-se uma possibilidade de compreensão das noções de outro e de diversidade na psicologia analítica. Para isso, resgata-se a proposta de complexo cultural e retoma-se a perspectiva da materialidade do outro, desvelando o caráter narcísico em se observar e escutar o outro a partir de um interesse em si mesmo que permanece oculto.

Biografia do Autor

Gustavo Pessoa, Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica. Associação Internacional de Psicologia Analítica.

Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de São Paulo (USP). Analista Membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA) e da International Association for Analytical Psychology (IAAP). Mantém consultório particular em São Paulo, SP.

Referências

BENEVIDES, B. (Org.). Dossiê: assassinatos e violências con- tra travestis e transexuais brasileiras em 2021. São Paulo: Associação Nacional de Travestis e Transexuais, 2022.

BENTO, M. A. S. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, I.; BENTO, M. A. S. (Orgs.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 25-58.

EL KHOURI, J. K. Cis/transgeneridade: subjetividades e complexidades. In: PARISE, C. L.; SCANDIUCCI, G. (Orgs.). Re-imaginando um lugar de escuta: a pluralidade da clínica contemporânea e os complexos culturais. São Paulo: Sattva, 2022.

FOUCAULT, M. A história da sexualidade, volume I: a vonta- de de saber. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

GOIFMAN, K.; PRISCILLA, C. (Dir.). Bixa travesty. São Paulo: Paleotv/Canal Brasil/Válvula, 2018.

GREEN, J. N. et al. (Orgs.). A história do movimento LGBT no Brasil. São Paulo: Alameda, 2018.

JUNG. C. G. Fundamentos da psicologia analítica. Petrópo- lis: Vozes, 2017. (Obras completas de C. J. Jung vol. 7).

____ . Tipos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 2013. (Obras completas de C. J. Jung vol. 6).

KATZ, J. N. The invention of heterosexuality. Chicago: University of Chicago, 2007.

LEVI-STRAUSS, C. O cru e o cozido. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

PESSOA, G. O complexo cisheteropatriarcal: desde o desejo ao confronto do patriarcado. In: PARISE, C. L.; SCANDIUCCI, G. Re-imaginando um lugar de escuta: a pluralidade da clínica contemporânea e os complexos culturais. São Paulo: Sattva, 2022. p. 277-96.

PRECIADO, P. B. Manifesto contrassexual: práticas subversi- vas de identidade sexual. São Paulo: n-1, 2017.

PRESTES, C.; SCANDIUCCI, G. Branco arquetípico, pactos narcísicos e as possibilidades de encontro entre gerações e raças: sobre os complexos culturais na psique de grupo e individual. In: PARISE, C. L.; SCANDIUCCI, G. Re-imaginan- do um lugar de escuta: a pluralidade da clínica contem- porânea e os complexos culturais. São Paulo: Sattva, 2022. p. 239-57.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 73-118.

ROSA, W. Pesquisa revela o risco de suicídio na comunidade LGBT. Maceió: Conselho Regional de Psicologia 15ª região, 2021. Disponível em: <https://www.crp15.org.br/artigos/pesquisa-revela-o-risco-de-suicidio-na-comunidade-lgbt>. Acesso em: 26 maio 2022.

SEGATO, R. Crítica da colonialidade em oito ensaios e uma antropologia por demanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

SINGER, T. Sobre os complexos culturais na psique de grupo e individual. In: PARISE, C. L.; SCANDIUCCI, G. (Orgs.). Re-imaginando um lugar de escuta: a pluralidade da clínica contemporânea e os complexos culturais. São Paulo: Sattva, 2022.

TIBURI, M. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos, 2018.

TYMINSKI, R. Male alienation at the crossroads of identity, culture and the cyberspace. Londres: Routledge, 2018.

WITTIG, M. O pensamento hétero e outros ensaios. São Paulo: Autêntica, 2022.

Publicado

05-07-2022

Como Citar

Pessoa, G. (2022). A psicologia do outro: o truque da diversidade e a dificuldade em falar de si mesmo. JUNGUIANA , 40(3), 11–24. Recuperado de https://junguiana.sbpa.org.br/revista/article/view/211

Edição

Seção

Artigos