A psicologia do outro: o truque da diversidade e a dificuldade em falar de si mesmo
Palavras-chave:
diversidade, normatividade, colonialidade, heteropatriarcado, psicologia analíticaResumo
O objetivo deste artigo é problematizar as ideias de outro e de diferença. Por meio da exploração do uso do termo diversidade, inicia-se um questionamento sobre qual funcionamento psíquico subjaz à exaltação das pessoas, assim chamadas, diversas. Tomando conceitos das ciências sociais, especialmente as ideias de colonialidade e de heteropatriarcado, articula-se uma possibilidade de compreensão das noções de outro e de diversidade na psicologia analítica. Para isso, resgata-se a proposta de complexo cultural e retoma-se a perspectiva da materialidade do outro, desvelando o caráter narcísico em se observar e escutar o outro a partir de um interesse em si mesmo que permanece oculto.
Referências
BENEVIDES, B. (Org.). Dossiê: assassinatos e violências con- tra travestis e transexuais brasileiras em 2021. São Paulo: Associação Nacional de Travestis e Transexuais, 2022.
BENTO, M. A. S. Branqueamento e branquitude no Brasil. In: CARONE, I.; BENTO, M. A. S. (Orgs.). Psicologia social do racismo: estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 25-58.
EL KHOURI, J. K. Cis/transgeneridade: subjetividades e complexidades. In: PARISE, C. L.; SCANDIUCCI, G. (Orgs.). Re-imaginando um lugar de escuta: a pluralidade da clínica contemporânea e os complexos culturais. São Paulo: Sattva, 2022.
FOUCAULT, M. A história da sexualidade, volume I: a vonta- de de saber. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
GOIFMAN, K.; PRISCILLA, C. (Dir.). Bixa travesty. São Paulo: Paleotv/Canal Brasil/Válvula, 2018.
GREEN, J. N. et al. (Orgs.). A história do movimento LGBT no Brasil. São Paulo: Alameda, 2018.
JUNG. C. G. Fundamentos da psicologia analítica. Petrópo- lis: Vozes, 2017. (Obras completas de C. J. Jung vol. 7).
____ . Tipos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 2013. (Obras completas de C. J. Jung vol. 6).
KATZ, J. N. The invention of heterosexuality. Chicago: University of Chicago, 2007.
LEVI-STRAUSS, C. O cru e o cozido. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
PESSOA, G. O complexo cisheteropatriarcal: desde o desejo ao confronto do patriarcado. In: PARISE, C. L.; SCANDIUCCI, G. Re-imaginando um lugar de escuta: a pluralidade da clínica contemporânea e os complexos culturais. São Paulo: Sattva, 2022. p. 277-96.
PRECIADO, P. B. Manifesto contrassexual: práticas subversi- vas de identidade sexual. São Paulo: n-1, 2017.
PRESTES, C.; SCANDIUCCI, G. Branco arquetípico, pactos narcísicos e as possibilidades de encontro entre gerações e raças: sobre os complexos culturais na psique de grupo e individual. In: PARISE, C. L.; SCANDIUCCI, G. Re-imaginan- do um lugar de escuta: a pluralidade da clínica contem- porânea e os complexos culturais. São Paulo: Sattva, 2022. p. 239-57.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder e classificação social. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 73-118.
ROSA, W. Pesquisa revela o risco de suicídio na comunidade LGBT. Maceió: Conselho Regional de Psicologia 15ª região, 2021. Disponível em: <https://www.crp15.org.br/artigos/pesquisa-revela-o-risco-de-suicidio-na-comunidade-lgbt>. Acesso em: 26 maio 2022.
SEGATO, R. Crítica da colonialidade em oito ensaios e uma antropologia por demanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
SINGER, T. Sobre os complexos culturais na psique de grupo e individual. In: PARISE, C. L.; SCANDIUCCI, G. (Orgs.). Re-imaginando um lugar de escuta: a pluralidade da clínica contemporânea e os complexos culturais. São Paulo: Sattva, 2022.
TIBURI, M. Feminismo em comum: para todas, todes e todos. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos, 2018.
TYMINSKI, R. Male alienation at the crossroads of identity, culture and the cyberspace. Londres: Routledge, 2018.
WITTIG, M. O pensamento hétero e outros ensaios. São Paulo: Autêntica, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.