Olhos Negros: A luta de um homem contra o fascínio do “não ser”
la lucha de un hombre contra la fascinación de “no ser”
DOI:
https://doi.org/10.70435/junguiana.v42.113Palavras-chave:
complexo matriarcal, ordem patriarcal, herói bufão, puer x puella, anima, Self, processo de individuaçãoResumo
Estudo sobre o processo de individuação no filme Olhos Negros (1987) de Nikita Mikhalkov (Itália-Rússia-Estados Unidos, 1987), considerando casamento e relações familiares. A autora trabalha o tema do incesto de acordo com a visão junguiana do mergulho ao interior de si mesmo para o resgate dos tesouros mais valiosos do ser humano. Essa viagem está, muitas vezes, fadada ao fracasso e à permanência em um estágio de ego infantil, com o enfraquecimento do herói e com a sua transformação no “filho amante”. O processo de individuação requer uma luta constante contra o fascínio de dissolver-se no todo, o canto da sereia destruidora de tantos heróis. A autora recorre ao mito de Narciso para tratar o casamento como relação de alteridade e enfoca o necessário confronto com a sombra, momento crucial da vida.
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